ÁREAS

  1. Home
  2. |
  3. ÁREAS
  4. |
  5. ÁCIDOS E BASES
  6. |
  7. DEFINIÇÕES BÁSICAS

ÁCIDOS E BASES - Profº Sergio Pereira

ÁCIDOS E BASES

          Os compostos inorgânicos podem ser agrupados em quatro grandes grupos: ácidos, bases, sais e óxidos. Cada um desses grupos reúne compostos que tem funções semelhantes.

 

ÁCIDOS

          Os ácidos, podem ser identificados como compostos que em solução aquosa liberam íons hidrogênio (H+). Este é o conceito mais conhecido e que foi proposto por Svante Arrhenius.

          Existem outras definições de ácidos que são mais abrangentes como a de Lewis que se refere a ácidos como substâncias que recebem pares de elétrons. Neste caso, temos o que chamamos de ácidos de Lewis. O íon hidrogênio, por exemplo, tem capacidade de receber um par de elétrons, assim como o ferro presente no cloreto de ferro (III) – FeCl3.

 

BASES

          A definição de Arrhenius considera ser uma base as substâncias que em solução aquosa liberam íons hidroxila (OH-).

          A definição de Lewis considera ser uma base o composto que tiver capacidade de doar pelo menos um par de elétron, como é o caso do átomo de nitrogênio presente nas aminas. Nas aminas o nitrogênio tem um par de elétrons que não participa de ligações.

 

ÁCIDO + BASE

          Qualquer que seja a referência, Arrhenius ou Lewis, se representantes de cada um desses grupos reagirem haverá o que chamamos de neutralização.

          Essa neutralização, dependendo das quantidades misturadas, poderá ser parcial ou total. Exemplos:

(1) HCl(aq) + NaOH(aq) → NaCl(aq) + H2O(l)

(2) NH3(aq) + HCl(aq) → NH4Claq) (corresponde a NH4+ e Cl- em solução aquosa)

          As reações são sempre similares ao que é apresentado acima: em (1) forma-se sal aquoso e água e, em (2) forma-se um sal aquoso. Para medirmos as quantidades de íons H+ e/ou OH- em solução, utilizamos a seguinte relação que surge do equilíbrio químico da água:

pH + pOH = 14   ou   [H+].[OH-] = 10-14

pH = - log [H+] e pOH = - log [OH-]

          Com base nisso, valores de pH menores do que 7 nos dizem que o meio é ácido, pH acima de 7 fornece meio básico e pH igual a 7 nos diz que o meio é neutro. Observe a tabela abaixo que resume essa tal relação e contém alguns exemplos clássicos de soluções ácido/base.

video video video video video video video video video video video video video video video video video video video video video video video video video video video video video video video video video video video video

Nenhuma lista de exercício cadastrada
Lista Respostas

Videoaula

Nenhuma video cadastrado

Áudio

Nenhuma audio cadastrado
Nenhuma curiosidade cadastrada

Selecione uma aula ao lado para visualizar seu conteúdo!

Videoaula

COZINHAR FEIJÃO EM PANELA DE FERRO

A RELAÇÃO ENTRE A ARGENTINA E A PRATA

INTRODUÇÃO

Tire suas dúvidas com professores qualificados.

A qualquer momento, esteja à vontade para entrar em contato conosco! Tire suas dúvidas e peça-nos sugestões a respeito dos temas que mais caem nos principais vestibulares do Brasil! Também, estamos abertos às suas sugestões e críticas para que o Enemex Química fique cada vez melhor!

Estamos à sua disposição!

Um abraço e muito obrigado por nos acompanhar!

Prof. Sergio Pereira e Joel Pontin