ÁREAS

  1. Home
  2. |
  3. ÁREAS
  4. |
  5. CINÉTICA
  6. |
  7. CONCEITOS BÁSICOS

CINÉTICA - Profº Sergio Pereira

          Cinética química se ocupa em estudar a velocidade das transformações químicas, a variação da concentração de reagentes e produtos em função do tempo.

          As reações envolvendo substâncias são classificadas em elementares e não elementares. As transformações elementares constituem um grupo de reações que ocorrem em uma única etapa com uma equação estequiométrica que traduz objetivamente o mecanismo pelo qual ocorre. Já as reações não elementares, ocorrem em mais de uma etapa, e possuem um mecanismo de reação mais complexo.

          Alguns fatores influenciam decisivamente a velocidade de uma reação, entre eles destacam-se: concentração de reagentes, superfície de contato e temperatura. Todos estes fatores, quando são incrementados, causam maior número de colisão entre reagentes, favorecendo maior quantidade de choques efetivos que formam produtos.

          Em uma reação química é nítida a relação entre as concentrações de reagentes e produtos: o aumento da concentração de produtos ocorrem sincronizadamente com a diminuição da concentração de reagentes em função do tempo.

          Vale destacar que é muito comum em processos industriais a adição de catalisadores durante as reações. Um exemplo marcante é a produção de margarinas, produzida a partir da reação de óleos e gás hidrogênio. Nesse processo se adiciona Ni metálico (Nio), que atua como catalisador, pois:

-reduz a energia de produção;

-não é consumido durante o processo;

-muda a rota da reação

          É saber clássico que o reconhecimento de que uma reação como factível ocorre quando ela é favorável cinética e termodinamicamente. Não basta ser viável apenas cineticamente. Em compensação, se uma reação é favorável termodinamicamente e não é cineticamente, ela pode acontecer, porém pode levar milhões de anos, como é o caso da transformação do carbono diamante em carbono grafite.

video video video video video video video video video video video video video video video video video video video video video video video video video video video video video video video video video video video video

Lista Respostas
Lista 1 - Conceitos básicos de cinética ver / baixar Começar

Videoaula

Nenhuma video cadastrado

Áudio

Nenhuma audio cadastrado
Nenhuma curiosidade cadastrada

Selecione uma aula ao lado para visualizar seu conteúdo!

Videoaula

QUESTÃO 3 - QG - ENEM 2016

A RELAÇÃO ENTRE A ARGENTINA E A PRATA

FUNÇÕES ORGÂNICAS

Tire suas dúvidas com professores qualificados.

A qualquer momento, esteja à vontade para entrar em contato conosco! Tire suas dúvidas e peça-nos sugestões a respeito dos temas que mais caem nos principais vestibulares do Brasil! Também, estamos abertos às suas sugestões e críticas para que o Enemex Química fique cada vez melhor!

Estamos à sua disposição!

Um abraço e muito obrigado por nos acompanhar!

Prof. Sergio Pereira e Joel Pontin